quarta-feira, 25 de março de 2015

Projeto financeiro Modo On - Definir Metas

Hey  guys..como esta sendo a semana de vocês? Espero que cheia de luz e alegria!

E hoje teremos mais um post sobre finanças, provavelmente todas as terças iremos abordar algo prático e dinâmico relacionado a este assunto!

E por onde começar né?! Muito devem estar se perguntando, será que é fácil? será que eu consigo? como começo? Bem jovens, é muito importante definir suas metas e objetivos, o que é diferente para cada pessoa, ou seja, cada um tem uma visão sobre o futuro, sobre o que lhe faz realmente feliz...então é preciso ter auto-conhecimento, para isso quero falar um pouco sobre Id, Ego e Super Ego, que são os níveis mentais definidos por Freud, o Pai da Psicologia.


O Id, desconhece o julgamento de valores, o bem e o mal, a moralidade. As forças do id buscam a satisfação imediata sem tomar conhecimento das circunstâncias da realidade. São expressos de forma intensa na sua maioria das vezes quando você é criança, quando faz as coisas sem ter noção das consequências.
O Ego serve como mediador, um facilitador da interação entre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão ou a racionalidade, ao contrário da paixão insistente e irracional do id, assim, o Ego será o controle dos instintos.
O Superego,desenvolve-se desde o inicio da vida,quando a criança assimila as regras de comportamento ensinadas pelos pais ou responsáveis mediante o sistema de recompensas e punições, com o tempo assimila também as regras da sociedade e cria o seu autocontrole, medindo os níveis do certo e do errado, fazendo com que a força do Id seja inibida e o controle dos Instintos do Ego tenham uma direção estabelecida.




Nós precisamos dos 3 para ter um equilíbrio, pois o Id te impulsiona, o ego busca razão para esse impulso e controla os instintos e o superego diz se é certo ou errado diante da moralidade.

Falo isso para que vocês saibam que existe explicação cientifica para nossas razões, nossos impulsos, por exemplo, quero comprar um bolsa e em um dado momento da vida encontro uma bolsa maravilhosa, no primeiro momento penso em entrar na loja e comprar a bolsa, depois paro e penso mas eu realmente preciso de uma bolsa nova se já tenho 5 bolsas? E então se dará conta de que além da necessidade, existem outros motivos para não comprar:  Eu tenho dinheiro para pagar essa bolsa se eu comprar? Vai me fazer falta esse dinheiro?  Nesse prática  de equilíbrio constante entre os níveis de personalidade, vamos buscando o autoconhecimento e daí definindo nossas metas, objetivos e caminhos a percorrer em tudo na vida, inclusive na área financeira. Então, se o seu superego te fará parar diante dos impulsos e instintos, você deverá ter bem claro em sua mente o que é certo e o que é errado no caminho que você traçou para controlar suas finanças.





Pois é, o dinheiro na sociedade que vivemos é necessário, precisamos dele para sobreviver e por isso temos que saber usa-lo da melhor maneira possível, pois não adianta economizar sem ter objetivos, sem metas não temos motivação nenhum para seguir em frente.








Então é isso, o dinheiro existe para nos fazer feliz, depende de cada um entender e escolher a  sua felicidade, que pode ser momentânea ou duradoura. Se você escolher a felicidade momentânea não precisa saber nada sobre finanças, só precisa ganhar e gastar, mas se você prefere a felicidade duradoura, então vem com a gente nessa aventurazinha de economia, orçamento familiar, aumento de renda, poupança e tals...





Hoje quero que cada um reflita sobre suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, esse é nosso ponto de partida!


Sintam-se sempre lindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...