terça-feira, 31 de março de 2015

Dicas: como controlar as finanças?



Boa noite, meninas!

Então, como já falamos a dois posts atrás hahaha agora também trataremos de finanças pessoais, pois, de que outra maneira conseguirei realizar meus sonhos, estar sempre linda e ainda ter uma reserva para as emergências?

Pois é, quero propor a vocês o desafio de poupar, economizar e guardar dinheiro. Chega de comprar e depois pensar em como vai pagar e chega de guardar dinheiro sem nenhum objetivo, pois dessa forma, qualquer proposta que aparecer na sua frente será motivo pra gastar o que guardou.


Vamos lá então a alguns passinhos simples:


1- Registre toda a movimentação do seu dinheiro:

Não tem como controlar suas finanças se você não sabe o quanto recebe e o quanto gasta, assim, fique atento a anotar toda a movimentação do seu dinheiro, seja em planilhas, aplicativos no celular ou até mesmo em cadernetas, o importante é registrar. Fique atento para não deixar passar nenhum custo, por menores que sejam. 
Depois de realizado esse primeiro passo, você verá o quanto gasta com determinada coisa e o que realmente vale a pena, assim já será iniciado o processo de economia.





2- Defina bem os seus objetivos;

Saber qual a direção é a melhor forma de iniciar uma caminhada, dessa forma, defina bem qual o objetivo de sua economia, você quer comprar um carro? Uma casa? Fazer uma viagem de férias? . Você pretende fazer isso daqui a 1 ano, 2, 3? Então você já sabe que se, por exemplo, seu "plano" custa R$ 3.000,00 e você quer realizá-lo em 1 ano, você deve guardar por mês R$ 250,00.
Veja que, dessa forma, você saberá qual o valor a ser poupado, por quanto tempo durará essa reserva e qual o destino desse valor, lembrando que, independente de sonhos e metas, é necessário guardar, pelo menos, 10% do seu salário para que você tenha uma reserva de segurança para emergências.






Agora que você já sabe quanto recebe, quanto gasta, qual o seu objetivo, o que deve poupar e que está reservando 10% do seu salario, vamos a algumas dicas práticas para reduzir os seus gastos:

1- Ao receber os seu salario, trate de pagar suas despesas fixas, reservar os 10% e guardar o dinheiro reservado para seus planos, nunca deixe para depois, isso cria uma grande chance de gastar tudo.

2- Não compre por impulso, mesmo que você esteja alegre demais ou deprimido demais, nunca esqueça que você tem um objetivo e um plano para cada centavo do seu dinheiro.

3- O cartão de crédito pode ser um inimigo! Fique atento, pois, o limite do cartão deve ter, no máximo, o valor igual a metade da sua renda e se você tem mais de um, mais cuidado ainda,só use-o se tiver certeza de que poderá pagar as parcelas.

4-Liquidação deve ser nossa amiga, esse é um momento em que você tem que aproveitar a oportunidade para comprar algo que precisa por um preço menor e não inventar uma necessidade por achar que aquele preço é imperdível.

5- O custo de comer fora com frequência é muito alto, por isso, prefira comer em casa, mas cuidado para não gastar mais de outra forma: faça lista de supermercado e pesquise preços, além de ajudar a ser objetiva nas compras, te ajudará a saber quando um produto sofrer um aumento e assim, poderá ser substituído por outro mais em conta, faça suas compras com consciência, não estoque comida para depois jogar a metade fora, jogar comida fora é jogar dinheiro no lixo.

6- Se você é do tipo que se cadastra na academia mas só aparece no dia do pagamento, opte por uma corrida, ou uma volta de bicicleta e economize o valor da mensalidade, assim também pode ser feito quanto ao lazer, você pode optar por lazeres gratuitos ou mais em conta, como parques, praças, até mesmo a casa dos amigos.




Vamos lá, sei que cada uma tem um estilo de vida, mas, partindo desses pontos básicos podemos analisar nossas realidades e ver onde podemos economizar, proponho esse desafio para vocês lindas leitoras: a cada compra não feita, desconto conquistado, redução realizada, vamos guardar esse valor que, de forma estratégica, conseguimos não gastar e conseguir ver a magia do lindo mundo das finanças pessoais.
Espero que gostem e que se joguem no mundo da economia!
Beeeeijos!
Sintam-se sempre lindas! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...