quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Sal: Um Vilão Barato

Hello guys,

Hoje a dica de saúde tá mais para um alerta, onde falaremos sobre os malefícios do consumo em excesso desse vilão que está sempre tão presente na nossa mesa: O Sal.

Parece inofensivo, por ser tão branquinho, leve e baratinho, mas...






Todo mundo já sabe, que o excesso de sal é o principal responsável pelo aumento da pressão arterial, doença que causa o derrame, e além disso, segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, também afeta o funcionamento da glândula tireoide e pode desencadear uma doença ocular chamada orbitopatia de Graves, que se caracterizada por olhos vermelhos, retração palpebral, inchaço da conjuntiva e dor.


Além de acarretar varias outras doenças como: retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, como o cálcio, cefaléias, comprometimento na eliminação de toxinas e disfunção renal. 

Quanto mais sal se consome, mais o corpo “pede” por ele. Porém, nem tudo está perdido.


Da mesma maneira que o corpo é viciado na substância, ele também pode facilmente ser “curado”. Ao experimentar alimentos menos salgados, aos poucos a pessoa vai descobrindo novos sabores e consegue ter uma qualidade de vida melhor.


* Recomenda-se não acrescentar sal à refeição depois de pronta, substituindo-o por azeite, limão ou outros temperos naturais.

* Preferir alimentos saudáveis e feitos em casa, evitando produtos industrializados, como macarrão instantâneo, frituras, temperos prontos, embutidos, carnes processadas, etc




Lista de alimentos com alto teor de sódio (sal):


  • Batata frita; 
  • Hamburger; 
  • Sardinha em conserva; 
  • Ovinhos de amendoim; 
  • Achocolatado em pó; 
  • Suco em pó; 
  • Caldos prontos; 
  • Bacon

A busca por uma vida saudável deve ser diária, por isso devemos criar hábitos e atitudes que nos ajudem a prevenir doenças da vida moderna.


Beijos e sintam-se sempre lindos!


Referências: 
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/consumo-em-excesso-de-sal-causa-danos-aos-olhos-a-tireoide-2685513#ixzz3CsJU9Suk
http://www.onu.org.br/consumo-excessivo-de-sal-pode-levar-a-doencas-graves/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...